Quer blindar seu carro? Prepare a papelada!

16 de janeiro de 2018
Publicado por: EB Blindados

Antes de sentir toda a proteção do seu blindado, é preciso organizar os documentos solicitados em cada processo.

 

Para começar, é fundamental confirmar se a blindadora tem o Certificado de Registro (CR) no Exército. É ela quem solicita ao Exército uma autorização para blindar o seu veículo especificamente.

Ela também deve emitir o Termo de Compromisso, que especifica todo o material usado e o nível de segurança. É o termo legal no qual a empresa se responsabiliza pela blindagem.

Uma cópia desse termo, acompanhada do requerimento do proprietário, da cópia da autorização de blindagem (fornecida pelo Exército) e da cópia do CRLV, será enviada à Região Militar, que emitirá uma carteira com a inscrição “veículo blindado”. Seu uso é obrigatório para a circulação de tais veículos.

Depois da emissão da autorização, o cliente se dirigirá a uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), empresa privada credenciada pelo Inmetro e licenciada pelo DENATRAN, para inspecionar os itens ligados à segurança veicular. Depois, deverá ir a um Posto de Vistoria Veicular, com agendamento prévio para o serviço de Alteração de Características, excetuando-se os casos de blindagem realizada juntamente com o Primeiro Emplacamento, realizado sem agendamento.

Os documentos são tão importantes quanto a escolha da empresa que fará a blindagem para que a sua segurança seja completa.